Inscreva-se no Processo Seletivo 2014 do Câmpus Santos Dumont

Os interessados em estudar no Câmpus Santos Dumont do IF Sudeste MG podem se inscrever no Processo Seletivo 2014, a partir desta sexta-feira (20 de setembro), pelo site www.selecao.ifsudestemg.edu.br. O prazo termina em 27 de outubro, e as provas serão realizadas em 1º de dezembro. O início das aulas para os aprovados está previsto para fevereiro do ano que vem. O Câmpus Santos Dumont oferece neste processo seletivo vagas para os cursos técnicos em Guia de Turismo, Manutenção Metroferroviária e Transporte de Cargas. Leia o edital aqui.

A taxa de inscrição é de R$25,00. É importante lembrar que os candidatos que conseguiram a isenção do pagamento (veja aqui a lista dos isentos) também precisam se inscrever. Outro ponto importante são os grupos de concorrência nos quais os postulantes a uma vaga podem se incluir. Além do A, de concorrência ampla, são vários outros grupos, que consideram critérios como renda familiar, histórico escolar (se o candidato sempre estudou em escola pública) e etnia.

Os procedimentos para efetuar a inscrição, a partir de sexta-feira (20 de setembro), são os seguintes:
- Crie seu login no sistema;
- Escolha a modalidade do curso (técnico concomitante – enquanto você cursa o Ensino Médio – ou subsequente – se você já completou o Ensino Médio);
- Preencha os dados pessoais;
- Escolha o Câmpus (Santos Dumont) e o curso que você pretende fazer;
- Escolha o grupo de concorrência;
- Escolha a cidade de realização da prova;
- Confirme as informações;
- Gere e imprima o documento de pagamento da taxa de inscrição (para os não isentos);
- Efetue o pagamento da taxa de inscrição em uma agência do Banco do Brasil (para os não isentos).

Para mais detalhes sobre os grupos de concorrência e outras informações referentes ao Processo Seletivo (por exemplo, o conteúdo que será cobrado na prova), é fundamental que todos os candidatos leiam o edital divulgado pela Comissão de Processo Seletivo (Copese), disponível aqui.

Se preferir, você também pode fazer sua inscrição no Câmpus Santos Dumont, que fica na Rua Técnico Panamá, 45, bairro Quarto Depósito, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 20h. Também haverá atendimento na Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont (Polivalente), das 13h30 às 20h. A partir de 24 de novembro, o site www.selecao.ifsudestemg.edu.br vai disponibilizar o comprovante definitivo de inscrição, com informações sobre o horário e o local de realização da prova. É preciso ficar atento.

Cursos
No Processo Seletivo 2014, haverá 25 vagas para o curso técnico em Guia de Turismo (que agora será oferecido à tarde), 35 para Manutenção Metroferroviária (tarde) e outras 35 para Transporte de Cargas (noite). Professores dos cursos explicam por que a oportunidade de concorrer a uma vaga deve ser aproveitada:

Professora Izabel Cristina Rodrigues, do curso técnico em Guia de Turismo (duração de um ano e seis meses): “O curso abre a oportunidade para ingressar no mercado de trabalho em uma das áreas mais dinâmicas e construtivas da economia. O crescente mercado turístico nacional busca profissionais qualificados para atuar em diversos setores, e o Instituto Federal oferece um curso cadastrado junto ao Ministério de Turismo que habilita o egresso a atuar como guia regional e nacional”.

Professor Jandir Caetano Ferreira, coordenador do curso técnico em Manutenção Metroferroviária (duração de dois anos): “O curso está estruturado para atender à demanda de técnicos para indústria eletromecânica e ferrovias. No primeiro, segundo e terceiro módulos, além de uma formação geral de base, os alunos se aprofundam nos conhecimentos de mecânica e elétrica, juntamente com matérias da área de ferrovias. Já o quarto módulo é composto por disciplinas destinadas apenas ao ramo ferroviário. As visitas técnicas a indústrias e oficinas de manutenção de vagões e locomotivas complementam o aprendizado e qualificam os técnicos para o mercado de trabalho ou seguirem estudando”.

Professor Luid Pereira de Oliveira, coordenador do curso técnico em Transporte de Cargas (duração de um ano e seis meses): "Por se tratar do setor com maior necessidade de mão de obra qualificada, o curso para formação de técnicos em transporte de cargas visa aproximar o aluno do mercado de trabalho, oferecendo a ele a oportunidade de entender de forma clara e precisa todas as necessidades do setor de transportes, influenciando de forma positiva a empregabilidade do egresso”.