Gestão de Pessoas registra aumento de servidores capacitados em 2016

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do IF Sudeste MG (Codepes) está finalizando o ano de 2016 com indicadores positivos de capacitação de servidores. A oferta de vagas mais que dobrou em relação ao ano de 2015, resultando num total de 254 capacitados que, em sua maioria, fizeram o curso dentro da própria instituição, minimizando-se custos com deslocamento. O investimento foi de aproximadamente R$92 mil, cerca de R$363 por servidor.Em relatório enviado aos gestores do IF Sudeste no mês de dezembro, a Codepes aponta como principais fatores de sucesso as novas práticas de gestão adotadas, especialmente financeiras, além da manutenção da parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e contratação de instituições privadas de renome em áreas técnicas mais específicas. Além disso, destacam a “valorização do corpo técnico de servidores do IF Sudeste MG dotados de competência para atuarem como multiplicadores”. O relatório também contém dados de 2014 e 2013, o que permite verificar constante evolução em diversos aspectos.
A contadora Janicrélia da Fonseca, que participou de três capacitações viabilizadas pela Codepes em 2016, conta que todas elas foram de grande importância para sua prática profissional. “A contabilidade é uma área com muitas ramificações”, destacou ela, que precisa se atualizar constantemente em relação a normas contábeis, legislações societárias, trabalhistas e tributárias. “A capacitação nos torna profissionais mais preparados e o trabalho do Instituto, de melhor qualidade”, acrescentou a servidora.
Perspectivas
Para o próximo ano, a Codepes pretende minimizar ainda mais os custos e estender o alcance dos cursos, buscando ofertá-los também a distância. Dada a mudança de gestão a se concretizar, planejam-se capacitações gerenciais às novas lideranças, além de ações que promovam maior integração entre a DGP (Reitoria) e as coordenações de Gestão de Pessoas dos campi.
Acesse aqui o relatório de capacitações na íntegra.
Texto: Elisa Franco (Assessoria de Comunicação / Reitoria)
Com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas