Pré-IF tem 17 alunos inicialmente classificados no Processo Seletivo do IF Sudeste

O Campus Santos Dumont do IF Sudeste criou no segundo semestre de 2016 uma alternativa de preparação de candidatos para a prova do Processo Seletivo. O cursinho “Pré-IF” foi dedicado a alunos de 9º ano de instituições públicas que pretendiam buscar uma vaga em um dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da instituição. A turma, de 35 estudantes, trabalhou com professores do Instituto Federal durante cerca de três meses, de agosto a novembro. O principal resultado do projeto foi a classificação, inicialmente, de 17 alunos deste grupo para formações integradas do IF Sudeste.

A ideia do cursinho foi inspirada no projeto executado no Campus Juiz de Fora, que também registrou aprovações de seus estudantes no Processo Seletivo. Em Santos Dumont, a iniciativa foi submetida à Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação (Depi) no ano passado e coordenada pelos professores de Matemática Francilene Barbosa e Luiz Henrique Couto.

“O projeto me ajudou muito, por exemplo, com matérias que tinha estudado e não lembrava, mas também com matérias que não tinha estudado", afirmou Hillary Soares, terceira colocada do Grupo A para o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, "e tive também uma preparação em relação à prova, já que alguns simulados que me auxiliaram em relação a nervosismo. Só tenho a agradecer e pedir que esse projeto continue nos próximos anos, pois é de grande ajuda para quem quer fazer um curso no IF”.

Além de estimular os alunos ao estudo para a prova, o Pré-IF ofereceu ainda ações complementares, como visitas a laboratórios e jogos de caráter educativo. Confira abaixo os nomes dos 17 alunos do Pré-IF aprovados para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Vale lembrar que, a partir de eventuais novas chamadas para matrícula, é possível que outros estudantes obtenham a oportunidade de estudar no IF Sudeste.

Gabriel Henrique Teixeira (Manutenção de Sistemas Metroferroviários)
Hillary Alexandra Soares (Manutenção de Sistemas Metroferroviários)
Yasmin Guilarducci de Paula (Mecânica)
Ana Carolina Dias da Silva (Manutenção de Sistemas Metroferroviários)