Mais aprovados no IF Sudeste MG Internacional embarcam para Portugal

Com as malas cheias de sonhos, na última sexta, 6 de janeiro, mais um grupo de alunos aprovados no Programa IF Sudeste MG embarcou para Portugal. Confira a lista:
Campus Barbacena
- Ana Flávia Abrantes: Curso: Biologia; destino: Instituto Politécnico da Guarda.
- José Lucas Silva dos Santos​: Curso: Tecnologia em Alimentos; destino: Instituto Politécnico da Guarda.
- Bruna Beatriz da Rocha​: Curso: Educação Física; destino: Instituto Politécnico da Guarda.
- Bártira Paula Sátyro Silva​: Curso: Agronomia; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Alice de Araújo Garcia​: Curso: Gestão Ambiental; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Parley Lopes Bernini da Silva​: Curso: Gestão em Turismo; destino: Instituto Politécnico do Porto.
- Ana Cristina Abrantes Flisch​: Curso: Administração, destino: Instituto Politécnico do Porto.
- Desireé Andreza de Souza Carvalho​: Curso: Nutrição, destino: Instituto Politécnico do Porto.
Campus Juiz de Fora
- Márcio Fernandes Santana da Costa​: Curso: Física; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
Campus Muriaé
- Anália Aparecida Carneiro dos Santos​: Curso: Administração; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Loren Evelyn Gonçalves​: Curso: Design de Moda; destino Instituto Politécnico do Porto.
Campus Rio Pomba:
- Laíza Nília da Silva​: Curso: Administração; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Letícia Fernanda de Oliveira: Curso: Zootecnia; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Maria Aparecida Pereira Junqueira​: Curso: Ciência da Computação, destino: Instituto Politécnico do Porto.
Campus São João del-Rei:
- Gustavo Henrique Martins da Costa​: Curso: Gestão em Tecnologia da Informação; destino: Instituto Politécnico de Bragança.
- Kelly da Cunha Neves​: Curso: Logística; destino: Instituto Politécnico do Porto.
- Márcio Danilo dos Santos​: Curso: Recursos Humanos; destino:  Instituto Politécnico do Porto.
Educação para transformar
“É uma realização completa!”. Foi com estas palavras que o estudante Parley Lopes Bernini da Silva definiu a sensação de estar indo estudar no exterior. O aluno de Gestão em Turismo do Campus Barbacena conta que fazer intercâmbio é um sonho de infância e que até chegar a realizá-lo teve que percorrer um longo caminho. Parley, que nasceu em uma família humilde, entrou para o IF Sudeste MG como aluno de curso técnico e agora está na graduação.
Emocionado, o estudante revela que sua mãe sempre foi sua maior incentivadora e que este sonho é dela também. Parley acredita que a oportunidade de estudar no exterior, de conhecer outra cultura e outra forma de aprender será decisiva para seu futuro profissional: “esta vivência vai me abrir uma gama de possibilidades”, avalia ele. Ele não tem dúvidas de que está no caminho certo para escrever uma nova história: “A educação não muda o mundo, muda as pessoas, e estas sim podem mudar o mundo”, sentencia o jovem.
A estudante do curso de Administração do Campus Muriaé, Anália Aparecida Carneiro dos Santos, também sempre apostou na educação para transformar a sua realidade. Com uma mochila nas costas, duzentos Reais no bolso, muita coragem e algumas incertezas, Anália saiu da pequena cidade de Palma (MG) para estudar e trabalhar em Muriaé. Ela conseguiu emprego, ia fazer a prova para entrar no IF Sudeste MG, mas a mãe ficou doente e Anália precisou adiar o sonho. Depois de uma longa pausa, ela voltou ao seu trajeto.
Determinada, a estudante conta que desde que soube da oportunidade do intercâmbio, decidiu que ia conseguir: “O intercâmbio é um sonho. Assim que soube da possibilidade, pus na cabeça que ia conseguir e fui atrás”. Anália afirma já estar colhendo os frutos desta oportunidade. Segundo ela, o fato de as pessoas estarem se espelhando nela, já é uma realização. E ela não pretende parar por aqui: “Se depender de mim, a cidade de Muriaé e o IF Sudeste MG vão crescer cada vez mais”, projeta a jovem.
“Somos muito gratos aos professores e ao IF Sudeste MG. Somos prova de que as oportunidades existem”, comemoram Anália e Parley.
IF Sudeste MG Internacional
O primeiro edital de mobilidade internacional do IF Sudeste MG selecionou alunos dos 28 cursos superiores da instituição para um programa de complementação acadêmica em instituições parceiras localizadas na Argentina, Bélgica, Portugal, Uruguai e Reino Unido, conforme edital.
Os selecionados passarão em média cinco semanas no exterior e receberão uma bolsa para custear as despesas de passagem área, seguro médico, alojamento e alimentação.

Texto: Fernanda Coelho
09/01/2017